Os detetives da linha púrpura da autora Deepa Anappara

Estava contando os dias pra receber esse livro na minha casa. Daqueles livros que nos levam pra outra realidade de mundo, nos envolvem e ampliam nosso olhar através de sensações diversas. Continue lendo abaixo que te conto mais sobre o livro, e mostro detalhes da edição!



Em seu aclamado romance de estreia, Deepa Anappara retrata a busca por crianças desaparecidas na Índia metropolitana através do olhar de um menino. Publicado em mais de vinte países e eleito um dos livros do ano por veículos como The New York Times, The Washington Post, Time e NPR.

Título original: Djinn patrol on the purple line
Título no Brasil: Os detetives da linha púrpura
Publicado em: abril de 2023
Editora: Companhia das Letras
Tradução de Odorico Leal
Capa: Guilherme Xavier 
376 páginas
Papel pólen soft
Ficção indiana, literatura indiana, ficção contemporânea, ficção literária.

Atravessando as vielas do mercado apinhadas de gente, cachorros e riquixás, passando por barracas que cheiram a cardamomo e a óleo fervente, sob um céu tomado por fumaça escura, e seguindo o trajeto depois do fim da Linha Púrpura do metrô encontra-se um amontoado de pequenas casas com telhado de zinco onde Jai, de nove anos, mora com sua família.
Certo dia, uma notícia se espalha pelo bairro. Um colega de classe de Jai desapareceu. Tanto na escola como nas ruas, não há quem se lembre bem da última vez que o viu. Apesar do desespero da família, a força policial, que deveria ajudá-los, se mostra indiferente ao caso. 
É diante dessas circunstâncias que Jai decide usar suas habilidades de resolução de crime que aprendeu na TV para tentar encontrar o garoto por conta própria. Como todo detetive tem um assistente, os amigos Pari e Faiz são logo convocados para a missão, e, juntos, fazem listas de pessoas e de locais para investigar. 
Ao longo dessa aventura por lugares recônditos, onde habitam fantasmas e criaturas sobrenaturais, como os djinns, os jovens investigadores vão se deparar com uma injusta realidade: outras crianças somem na sequência e são igualmente relegadas pelas autoridades e por líderes comunitários e religiosos. Cada vez mais eles suspeitam que, para encontrar uma pessoa, primeiro é preciso enxergá-la como tal.
Baseado em incidentes reais e nos frequentes desaparecimentos que ocorrem na Índia metropolitana, Os detetives da linha púrpura é o retrato da bravura em tempos difíceis que combina suspense e emoção. Ao capturar a resiliência, a alegria e a vivacidade das crianças, Deepa Anappara constrói personagens que nos fazem lembrar que por trás dos números há sempre um rosto — e uma história.






"Cuidado: se você começar a ler este livro pela manhã, não espere fazer outra coisa pelo resto do dia." ― The New York Times Book Review

"Anappara cria um narrador cativante e muito envolvente para nos guiar pelo ventre sombrio da Índia moderna." ―The Observer



**Esse post contém links de afiliado e posso ganhar comissão através deles.

0 Comentários